Pesquise aqui

O Ovo não é mais o vilão!

Postado por Unknown
   

   Os ovos foram por muito tempo considerados alimentos maléficos, capazes de aumentar o risco para doenças cardiovasculares, por seu alto teor de colesterol. Diversas pesquisas foram realizadas, inclusive em populações hipercolesterolêmicas (indivíduos com níveis de colesterol elevado), nas quais ovos foram consumidos diariamente, sem que houvesse aumento dos níveis séricos de colesterol. Alguns estudos observaram até melhora do perfil lipídico, com ligeiro aumento do HDL (lipoproteína responsável pelo transporte reverso do colesterol, dos vasos sanguíneos, para o fígado). Os níveis de colesterol não aumentam com a ingestão de ovos, uma vez que corpo regula a produção endógena desta substância. 
   Ovos podem ser altamente benéficos para a saúde, pois possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B, colina, carotenoides e outros importantes nutrientes. Uma curiosidade é que a gema, sempre relacionada com malefícios à saúde, concentra a maior parte destas substâncias. Mesmo não havendo relação entre ovo e aumento de colesterol, não se pode incentivar seu consumo ilimitado ou exagerado desconsiderando as particularidades de cada indivíduo. Ovos possuem proteínas alergênicas (principalmente presentes na clara), que podem causar malefícios a algumas pessoas. 
   Este alimento também é fonte de gorduras saturadas, que se ingeridas em excesso, podem aumentar algumas substâncias pró-inflamatórias e assim gerar um quadro de inflamação, aumentando o risco para diversas doenças da modernidade. (Fonte:VPonline.com.br)
 

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que provém do senhor" Mateus 4.4

Nutricionista Manuella Copyright © 2013